SOAF no Encontro de Educadores Cariri

04/09/2018 | 03:12
SOAF no Encontro de Educadores Cariri

O ChildFund Brasil realizou o Encontro de Educadores responsáveis pelo Vinculo Criança Padrinho com as organizações sociais parceiras, entre os dias  29 – 31 de Agosto.. Momento de muito aprendizado, partilha das boas práticas e o Treinamento para dar Inicio a mais um ciclo de CVS ( Sistema de Verificação de Criança) e PR (Relatório do Progresso) para o ano de 2018.

As educadores Helieuza David e Vitória participaram do encontro representando a SOAF. Para elas, foi um momento de intensificar as ações e vivenciar novas práticas adotadas pelas organizações sociais no que se aplica ao apadrinhamento das crianças.

 

O tema do Relatório de Progresso é um recorte do calendário da ONU que destaca o ano de 2018 como o “Segurança alimentar e nutricional”.

Proposta por ciclo de vida

Ciclo de vida 1-Zero a 6*Evidenciar as características que contribuem para o desenvolvimento da criança.

Ciclo de vida – 2  de 7 a 14 *Apresentar para os padrinhos de forma parcial o desenvolvimento integral da criança.

Ciclo de vida 3- 15 a 24 anos *Evidenciar a visão de mundo deste jovem e conhecer um pouco das suas preferências alimentares.

A  ABORDAGEM

Com o processo unificado a coleta no campo se dará de forma conjunta (CVS/CPR), porém as crianças que não são apadrinhadas não precisam fazer o PR, conforme manual de apadrinhamento. Para as apadrinhadas o processo se dará de forma completa e respeitando a proposta por ciclo de vida, que requer uma abordagem diferente das OSPs; ou seja, algumas perguntas podem até se repetir em dois ou mais ciclos de vida, mas os caminhos para se obterem as respostas não são os mesmos e devem ser customizados de acordo com cada idade.

As OSPs devem desenvolver oficinas criativas para ilustrar cada pergunta, expondo imagens, filmes, músicas, teatros, etc, que levem os CAJsa refletir sobre a escolha de suas respostas.

O preenchimento do PR será o resultado destas ações educativas e não um mero questionário em que a criança é levada a marcar a primeira coisa que lhe vem à cabeça. As respostas devem ser produto de uma reflexão conduzida pelos educadores/oficineiros/brincantes junto aos CAJS, seguindo os objetivos programáticos de cada ciclo de vida.

Comentários


O ChildFund Brasil realizou o Encontro de Educadores responsáveis pelo Vinculo Criança Padrinho com as organizações sociais parceiras, entre os dias  29 – 31 de Agosto.. Momento de muito aprendizado, partilha das boas práticas e o Treinamento para dar Inicio a mais um ciclo de CVS ( Sistema de Verificação de Criança) e PR (Relatório do Progresso) para o ano de 2018.

As educadores Helieuza David e Vitória participaram do encontro representando a SOAF. Para elas, foi um momento de intensificar as ações e vivenciar novas práticas adotadas pelas organizações sociais no que se aplica ao apadrinhamento das crianças.

 

O tema do Relatório de Progresso é um recorte do calendário da ONU que destaca o ano de 2018 como o “Segurança alimentar e nutricional”.

Proposta por ciclo de vida

Ciclo de vida 1-Zero a 6*Evidenciar as características que contribuem para o desenvolvimento da criança.

Ciclo de vida – 2  de 7 a 14 *Apresentar para os padrinhos de forma parcial o desenvolvimento integral da criança.

Ciclo de vida 3- 15 a 24 anos *Evidenciar a visão de mundo deste jovem e conhecer um pouco das suas preferências alimentares.

A  ABORDAGEM

Com o processo unificado a coleta no campo se dará de forma conjunta (CVS/CPR), porém as crianças que não são apadrinhadas não precisam fazer o PR, conforme manual de apadrinhamento. Para as apadrinhadas o processo se dará de forma completa e respeitando a proposta por ciclo de vida, que requer uma abordagem diferente das OSPs; ou seja, algumas perguntas podem até se repetir em dois ou mais ciclos de vida, mas os caminhos para se obterem as respostas não são os mesmos e devem ser customizados de acordo com cada idade.

As OSPs devem desenvolver oficinas criativas para ilustrar cada pergunta, expondo imagens, filmes, músicas, teatros, etc, que levem os CAJsa refletir sobre a escolha de suas respostas.

O preenchimento do PR será o resultado destas ações educativas e não um mero questionário em que a criança é levada a marcar a primeira coisa que lhe vem à cabeça. As respostas devem ser produto de uma reflexão conduzida pelos educadores/oficineiros/brincantes junto aos CAJS, seguindo os objetivos programáticos de cada ciclo de vida.

Comentários